2 de dez. de 2010

Leitura Recomendada: Análise Espacial dos Condicionantes da Criminalidade Violenta no Estado de Minas Gerais

Fonte da imagem: http://www.crimemalta.com/images/3d%20crime.jpg


BATELLA, Wagner Barbosa; DINIZ, Alexandre Magno. Análise Espacial dos Condicionantes da Criminalidade Violenta no Estado de Minas Gerais. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 151-163, abr. 2010.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sn/v22n1/11.pdf
Acesso em: 2 dez. 2010.

RESUMO: O fenômeno da criminalidade desponta neste início de século como um dos principais problemas vividos pelos habitantes das grandes cidades. Diversas ciências têm se dedicado ao estudo deste tema, mas somente nas últimas décadas a Geografia a vem explorando a dimensão espacial da criminalidade através de uma sub-disciplina denominada Geografia do Crime. No escopo desta perspectiva surgem diversas contribuições para o estudo espacial da criminalidade. Este trabalho explora a distribuição espacial dos crimes contra pessoa e contra o patrimônio no Estado de Minas Gerais e, na sequência, analisa os condicionantes desta criminalidade. Para isso, faz-se uso de técnicas de mapeamento, com auxílio dos Sistemas de Informações Geográficas, e de estatística espacial.

Palavras-Chave: Geografia do Crime. Condicionantes da criminalidade. Análise espacial. Sistemas de informações geográficas. Minas Gerais.

Comentário: Tem destaque metodológico analítico no artigo a utilização da Análise de Componentes Principais (ACP), no programa SPSS e a Análise de Correlação com o coeficiente "produto momento" de Pearson (R de Pearson).

Nenhum comentário: