3 de dez. de 2010

Disque-Denúncia Rio de Janeiro




Fonte da imagem: http://www.disquedenuncia.org.br/wp-content/uploads/2010/11/banner_folheto_bope.png

Fonte do texto:
http://www.disquedenuncia.org.br/?page_id=2


O Que Somos

O Disque Denúncia é uma lição de solidariedade do povo do Rio de Janeiro, de suas lideranças civis, de sua imprensa e de sua polícia. Seus resultados demonstram a disposição da população em não mais aceitar a impunidade e a omissão. Conheça um pouco de nossa história e saiba como operamos.

A Origem
No início dos anos 90 o Rio de Janeiro vivia uma crise na segurança pública. Os índices de seqüestros eram os mais elevados do país, impactando sua economia com a transferência de empresas para outros estados.

O Movimento
Lideranças empresariais e comunitárias se reuniram para enfrentar o problema. Foi decidida a criação de um movimento civil independente, responsável pela condução de um projeto em parceria com a Secretaria de Segurança.

A Central
Foi então criada, em agosto de 1995, uma central comunitária de atendimento telefônico, o Disque Denúncia, destinada a receber informações anônimas da população sobre atividades criminosas, baseada na experiência internacional do Crime Stoppers.

O Anonimato
Com esta ferramenta a disposição, a população passou a participar de maneira segura da luta contra o crime através da garantia do anonimato, inclusive em casos de pagamento de recompensa. As ligações não são rastreadas ou gravadas.

A Recompensa
Para quebrar a apatia e o ceticismo daqueles que resistem em colaborar com os esforços no combate ao crime, campanhas de recompensa começaram a ser veiculadas na imprensa. Os resultados foram surpreendentes. A população respondeu em massa aos nossos apelos.

O Funcionamento
A Central de Atendimento mantém seu funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana. Uma equipe, permanentemente treinada em escuta qualificada, registra com apreço as demandas da população, suas aflições e seus medos.

A Polícia
As denúncias são entregues a agentes da polícia, que analisam e investigam seu conteúdo. É importante que haja o retorno dos resultados de cada operação para que a resposta fique à disposição do denunciante.

A Imprensa
Os resultados do Disque Denúncia são repassados à imprensa para reforçar a imagem do serviço e estimular um maior número de pessoas a prestar informações. O projeto está alicerçado na utilização da mídia como mobilizador da população.

Nenhum comentário: