21 de jan. de 2010

Cleiton Batista Neiva: "Talvez Seja o Maior Desafio da Minha Vida Até Agora"




ESTA POSTAGEM É PARA "CELEBRAR A AMIZADE E A VIDA QUE CADA UM DE NÓS COMPARTILHA COM OS AMIGOS QUERIDOS"
"Obrigado porque de uma maneira ou de outra vocês estão comigo"...
(Cleiton em uma mensagem de vida e amizade)

Prezado Professor Felipe:

Como há muito não falo com o senhor e com os queridos colegas da turma aproveito a oportunidade para relatar um pouquinho do que esta se passando por aqui comigo.

Finalmente, após pegar o voo do dia 2 de junho no sábado (meu aniversário), parti em direção a Brindisi na Itália onde fiz o treinamento para a missão por uma semana.

Eu me sentia na sala da justiça com os verdadeiros super-heróis quando me dei conta que ao lado das mulheres-maravilhas, homens-aranhas, super-homens estava eu....................... vulgo SCOOB LU......rsrsrsrsrsrsrsrr!!!!! curioso, ansioso, corajoso, pequeno, mas também rápido para me entrosar.

Não demorou muito para o Wilson me inspirar uma piadinha na turma até que caíram na risada e quebramos o gelo. E foi justamente com essa história de "SUPER HEROES, LETS GO TO THE ROOM OF JUSTICE!"

Super estimamos os que estão lá por não conhece-los, mas na realidade somos tão capazes quanto eles. Ficou uma ótima lição....lição essa que já tinha tido no Haiti quando aqui vim como policial, mas que gerava em mim agora como civil grande expectativa.......tudo se confirmou portanto.

Saímos para jantar com a turma e lembrei-me mais uma vez dos momentos agradáveis que passamos juntos aí com o pessoal da UNIDF.

ahhhhhhh!!! Eles já sabem quão especiais são os meus amigos de sala.

Gina e Alvim, eles já sabem também que os nossos Correios são os melhores. ehehehhheh!!!

Quanto à cidade, pequena, mas linda. Muita gente na rua principal a noite caminhando. Um verdadeiro desfile de moda. Os Italianos sempre na moda para variar, mesmo numa cidade pequena como Brindisi.

Quando tiver oportunidade mandarei algumas fotos para vocês.

Após uma semana parecia que éramos amigos de longa data. Incrível essa impressão. Amigos que fiz que estavam indo para a Libéria, Costa do Marfim, Congo, Serra Leoa e Haiti. Amigos esses de diferentes nacionalidades vindos dos EUA, Jamaica, Trinidad e Tobago, Índia, Filipinas, Indonésia, Congo, Itália, Canadá, China e Brasil. Uma mistura incrível. Todos saimos muito emocionados desse encontro. Ficou marcado para todos.

Cheguei no Haiti no dia 10 de junho e comecei outro treinamento específico para a missão. Fui designado para descascar o abacaxi mais difícil que conheci aqui depois de Cite Soleil.

Professor, quanto a Cite Soleil, o senhor não vai acreditar , mas a cidade esta irreconhecível....virou jardim de infância. Eu nunca vi tanta criança brincando na rua como vi por lá e claro o comércio de ambulantes e no Haiti umas das impressões mais claras de tranquilidade e vida mais próxima do normal.

No meu programa de treinamento estava incluído também uma manha de patrulha com a equipe tática da Segurança da ONU. Claro que estavam cada um com uma pistola glock, coletes balísticos de alta resistência cedidos pela embaixada dos EUA, e de quebra uma HK MP 5 e outras coisinhas mais.

Então fomos para CITE SOLEIL, mas os seguranças estavam super tranquilos que sequer colocaram os coletes. Agora naturalmente os bandidos se dispersaram. Alguns claro foram presos. O índice de sequestros reduziu assustadoramente (eu continuo curioso para saber das estatísticas) isso e o que as sessões oficiais dizem, mas estou já checando os critérios de verificação para saber se são fidedignos.

Como dizia, eu fui designado para uma zona quente como Regional Security Officer (chamada de GONAIVES), que tem por missão zelar pela segurança do STAFF LOCAL E INTERNACIONAL da ONU em uma região que é comparada a uma das regiões do Brasil, mas claro que bem menor dada as dimensões continentais do nosso pais.

Lá há muito conflito entre gangues, há problemas de catástrofes naturais, como a que matou mais de quatro mil pessoas em agosto de 2004. O furacão Jane. Local onde muitos membros da ONU ficaram desalojados. E também local marcado por todos os focos de movimentos revolucionários na História do Haiti, desde a revolução de 1804 ate as insurreições mais atuais.

O SCOOB LU ja fez suas orações e está indo na próxima segunda-feira para a assunção das novas funções. Estou vibrando muito, pois talvez seja o maior desafio da minha vida até agora.

Muitas saudades das aulas, dos amigos, mas aplico muitas das nossas discussões em momentos de diálogos entre parceiros da missão.

Obrigado porque de uma maneira ou de outra vocês estão comigo.

Um forte abraço e até breve,

Cleiton Neiva. SCOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOB SCOOOOOOOOOOOOOOOOOOB LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!

REGIONAL SECURITY OFFICER OF ARTIBONITE/GONAIVES.

P.S. O TRABALHO DE TI FICOU ÓTIMO AMIGOS. FIQUEM COM DEUS

8 comentários:

wilson disse...

Vai com Deus amigo!
Ficaremos aqui lembrando o nosso precioso convívio, até o dia do nosso reencontro. Temos a certeza que estarás muito bem amparado, ao lado daqueles seres especiais, que por aqui passaram e deixaram a marca indelével de um "Grande Herói".
O teu sorriso e a tua amizade ficarão para sempre na memória de quem teve, como eu, o privilégio de te conhecer.
A dor vai passar um dia, a saudade nunca. Que o mesmo Deus que Lhe chamou ampare tua família e teus amigos neste momento.
Até breve irmão! Fique na paz que defendeste com a própria vida.
Wilson

Unknown disse...

Fala professor...
Como disse ao major Sant´anna uma vez:
Quem toca o coração, toca a alma!
Parabéns pela homenagem...
Abraço
Aderivaldo Cardoso
Blog Policiamento Inteligente

http://aderivaldo23.wordpress.com/

Blogandosegurança disse...

Caros Wilson e Aderivaldo: é muito feliz que vocês dois comentem a postagem da maneira calorosa como fizeram. A passagem de todos nós por esse mundo é finita. Mas Benjamin Disraeli já apontava que "O legado dos heróis é a memória de um grande nome e a herança de um grande exemplo". E, de fato, é no legado da memória dos grandes nomes de nossos heróis e na herança de seus grandes exemplos que almejamos construir algo que possa ser alçado ao amparo da promessa infinita da seqüencia das gerações futuras.

Alessandro Soares - Cap PMMT disse...

God may have you with Him my dear friend. I'm so greatful for what you did for helping us and the people who needed you. Only God can comfort you and yours. Yesterday I was watching a movie, The Book of Eli, and in the end what Eli (by Denzel Washington) said made me think about you. He said,"I fought my fight, I finished my race, I kept my Faith..." When he said these words, you my friend popped up on the top of my head and your pic was in front of me. You did it. You fought your fight, you finished your race as God wanted, and you did kept your Faith, as you were doing what you believed to be doing. God needed you, He guided you, and He asked you to rest. You as a disciplined and loyal soldier obeyed and did what should be done. Thank you professor Dantas for this moment. I know that Cleiton will be missed for all of us.

Blogandosegurança disse...

"I have fought a good fight, I have finished my course, I Have kept the faith". (Bible, 2 Thimothy iv. 7.). Dear Alessandro: your comment is a heart warming one in such a time of sorrow, maybe remembering us that "Heaven means to be one with God"... Best wishes -- Be nice and well.

Cali-kun disse...

Meu prezado amigo Felipe,
Receba meus parabéns pela bela e criativa homenagem ao nosso estimado colega Cleiton. Isso nos ajuda a compreender mais claramente os própositos da vida extamente nesse momento de luto. Cleiton é mesmo um grande exemplo para todos nós. Talvez esse seja o seu legado mais importante, juntamente com as grandes obras que realizou naquela terra distante.
Abraço,
Carlos Brito

Anônimo disse...

Honorável doutor Dantas,

Sempre espero do senhor momentos criativos e marcantes, como essa justa e comovente homenagem ao herói da bicentenária PMDF. Dizem que irmãos são amigos que Deus escolhe para nós, mas amigos são irmãos que nós escolhemos e assim vi na sincera missiva do jovem Oficial o orgulho e ansiedade para colocar em prática os ricos ensinamentos obtidos ao lado de um professor marcante e amigo!
Jesus, em Sua infinita sabedoria asseverou: "Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto”. (Jo 12:24). O valente missionário não deu sua vida em vão. Sei que essa semente germinará e produzirá honrados seguidores que, vocacionados, partirão para longíquas terras em auxílio aos mais necessitados.
O maior desafio do Tenente Neiva foi vencido! Sua voz ressoará. Seu exemplo arrastará.

Dakson, major PMGO.

Blogandosegurança disse...

Caro Amigos Professor Carlos Brito e Major Dakson:

Suas postagens reconfortam. O caráter de terminalidade certa da vida de todos nós, envolve essa mesma terminalidade em algo de místico e impenetrável, mesmo para os "believers" na contuidade, em algum momento, da vida espiritual "depois". Ficamos perplexos com as partidas de antes das nossas, mais ainda de pessoas que marcam, como Cleiton, por uma personalidade positiva e que sugere bondade, simpatia, amizade, vida enfim... Por isso esta postagem é para celebrar a vida que ele continua a expressar em uma mensagem que sobrevive a ele, nos comovendo, dando saudades, mas também alentando e confortando como as próprias postagens de vocês. Que Deus nos guarde a todos, como desejamos que guarde o saudoso amigo que partiu do nosso convívio em tão belo momento de "vitória", no que ele próprio estimou ser o maior desafio da vida dele até agora.