24 de set. de 2009

'Estatísticas Preliminares sobre Policiais Mortos nos EUA em 2008' (maio de 2009)


Fonte da imagem: http://www.fbi.gov/pressrel/pressrel09/npw051309.htm

Ciência & Arte Policial -- 12/05/2009

Fonte original: http://www.fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/21970

Estados Unidos: o FBI libera para difusão imediata as 'Estatísticas Preliminares sobre Policiais Mortos nos EUA em 2008' (maio de 2009)

O FBI liberou hoje, para difusão imediata, as estatísticas preliminares indicando que 41 policiais da nação foram mortos criminosamente, enquanto no cumprimento do dever, no ano de 2008. Por região, 20 policiais foram mortos no sul do país, nove no meio-oeste, nove no oeste e três no nordeste. O número é menor em 17 unidades ao que o que correspondeu ao ano de 2007.

Dessas mortes, 10 ocorreram durante situações de prisão, oito policiais foram mortos durante perseguições ou abordagens de trânsito, sete durante situações de emprego tático, seis enquanto investigavam pessoas e/ou circunstâncias suspeitas, seis como resultado de situações de emboscada, dois enquanto faziam atividades investigativas, um quando respondia a uma chamada de ocorrência de `perturbação da ordem` e um enquanto manejava, transportava ou tomava a custodia de um preso.

Aproximadamente 1.200 policiais norte-americanos completaram um percurso de bicicleta chamado `pedale pelos que morreram`, levantando cerca de 1,3 milhões de dólares para a `Fundação do Memorial Nacional dos Policiais Tombados em Serviço` (homenageados na semana de 10 a 16 de maio). No dia 15 de maio, de acordo com legislação de 1994, as bandeiras norte-americanos estarão a `meio-pau`, em homenagem aos policiais do país que foram mortos no cumprimento do dever.


As armas de fogo foram os instrumentos mais utilizados para a consecução dessas mortes. Dos 35 policiais mortos por armas de fogo, 25 foram vítimas de armas curtas, cinco de fuzis, quatro foram alvejados por "shotguns" e um policial foi morto por um tipo desconhecido de arma de fogo. Quatro policiais foram mortos por veículos e dois em consequência de lesões resultantes de um artefato explosivo.

No momento da morte, 30 policiais estavam trajando colete protetivo. Dez chegaram a disparar seu armamento, enquanto quatro apenas tentaram. Seis policiais tiveram suas armas subtraídas e quatro foram mortos com suas próprias armas.

Das 38 ocorrências que resultaram nas 41 mortes de policiais, todas as 38 foram esclarecidas com a prisão dos autores ou por meios excepcionais.

O número de policiais mortos em acidentes também caiu em relação ao ano anterior, na medida em que ocorreram 67 mortes em 67 diferentes acidentes envolvendo policiais no cumprimento do dever em 2008. Isso representa 16 unidades a menos do que a cifra de policiais mortos em acidentes em 2007.

O FBI ainda irá liberar estatísticas finais do relatório anual do `Programa de Relatórios Padrão da Criminalidade` correspondentes a `Policiais Mortos e Lesionados`, a serem publicadas na Internet no outono deste ano.

Vídeo: `No Cumprimento do Dever` -- mostrando os rostos dos 51 `agentes especiais` que deram a vida no cumprimento do dever nos 100 anos do FBI. Vide na fonte original da matéria no sítio da Fenapef indicado no topo desta postagem

(Tradução Livre e Adaptação por George Felipe de Lima Dantas) -- Fonte: Agência Fenapef

Nenhum comentário: