23 de set. de 2009

CONTAGEM DE POLICIAIS BRASILEIROS MORTOS EM SERVIÇO EM 2008

Imagem: Memorial Nacional aos Policiais Mortos em Serviço (Washington/EUA)

'Número de Policiais Brasileiros Mortos em Serviço em 2008':

O blog está buscando obter uma informação precisa acerca do número de policiais mortos em serviço no Brasil em 2008. Tal qual ocorre em outros países, por intermédio de informação qualificada sobre mortes de policiais relacionadas com ocorrências criminais, é possível estabelecer políticas públicas mais precisas sobre como melhor defender a população, bem como ajustar os programas de formação e treinamento policial com a finalidade de melhor preparar e proteger os agentes públicos locais e federais aos quais incumbe tal missão.

Com esse propósito, o blog estará recebendo informações das Guardas Municipais, Polícias Civis, Polícia Federal, Polícias Militares e Polícia Rodoviária Federal, no sentido de coligir dados para uma contagem de todos os policiais brasileiros mortos em serviço em 2008.

Em função de tratar-se de algo com caráter não-oficial de contagem, mais de uma fonte poderá informar acerca do número de policiais mortos em 2008 de uma mesma instituição, ou seja, órgãos de classe e/ou de natureza oficial da respectiva instituição (bem como policiais individualmente) poderão enviar o dado (ou mesmo dados divergentes), robustecendo assim a confiabilidade do processo de coleta de dados sobre uma mesma instituição.

Para tanto, representantes de cada instituição policial do país, ou de outra organização a ele pertinente (bem como interessados individualmente), poderão utilizar o 'roteiro' abaixo, de fácil preenchimento, quanto à identificação da instituição e respectivo número de seus policiais mortos em serviço em 2008.

Para tornar possível futuros esclarecimentos adicionais, bem como fazer da iniciativa, ainda que não-oficial, a mais idônea possível, são solicitados dados de identificação e localização daquele que provê a informação.

No caso de dados divergentes serem fornecidos sobre uma mesma instituição, será feito contato com aqueles que proveram a informação, no sentido de esclarecer a questão e identificar qual dos dados é o mais acurado.

Formulário ou 'roteiro' para relatório (confidencial) de informação, via e-mail encaminhado para <delimadantas@gmail.com>:

01. Indique o tipo de instituição: GM -- PC -- PF -- PM -- PRF


02. Indique a unidade de federação: país inteiro (no caso de PF/PRF) ou unidade federativa no caso de (GM, PC ou PM): AC -- AL -- AM -- AP -- BA -- CE -- DF -- ES -- GO -- MA -- MG -- MS -- MT -- PA -- PB -- PE -- PI -- RJ -- RD -- RN -- RR -- RS -- SP -- SC -- SE -- SP -- TO.

03. No caso de GM, por favor, indique também o nome do município escrevendo-o por extenso.

04. Indique o número exato de guardas municipais/policiais da instituição mortos em serviço em 2008.

04. Indique o seu nome por extenso e função que desempenha na instituição ou na organização a ela pertinente, ou se presta a informação individual e pessoalmente.

05. Indique seu endereço eletrônico (e-mail) para contato.

06. Indique seu telefone (com código DDD) para contato.

Após checadas as informações prestadas diariamente, o sub-total computado estará sendo mostrado também diariamente, até a totalização final, quando será publicada a compilação final, metodologia e fontes utilizadas.

Um comentário:

Celso Moreira Ferro Júnior disse...

ESTA PESQUISA TEM FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NA DEFINIÇÃO DE NOVAS PREMISSAS SOBRE O TRABALHO POLICIAL E COMO ELE DEVE SER PREPARADO. RESSALTO NESTA OPORTUNIDADE A FALTA DE VISÃO ESTRATÉGICA DOS OPERADORES DE SEGURANÇA PÚBLICA, BEM COMO, INEXISTENCIA DE POLÍTICAS VOLTADAS PARA A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL