23 de ago. de 2009

Escola de Verão sobre Crime Organizado em Catania/Sicilia/Itália








SINDEPOL NA CATANIA/SICÍLIA/ITÁLIA


O Consórcio Europeu para a Pesquisa Política (ECPR) realizou a Summer School on Organised Crime (Escola de Verão sobre Crime Organizado) de 2009, em 29 de junho a 12 de julho, em Catânia - Sicília, Itália. Palestrantes de vários países abordaram assuntos do tema “Analisando e Combatendo o Crime Organizado: Teoria, Prática e Políticas”.


Devido palestra sobre esse assunto, proferida na Universidade de Leuven, na Bélgica no ano de 2006, por representante do SINDEPOL, tivemos a satisfação de receber um convite para falar no módulo “Lidando com o Crime Organizado na Prática”. O evento é anual e o folder permanece disponível no site da Universidade de Catania:




O representante do SINDEPOL e da IPA Brasil, seção 27, no evento foi o Delegado de Policia Federal Francisco Badenis, um especialista no assunto.


O Grupo de estudos sobre Crime Organizado (SGOC) foi criado no ano de 2001, em Grenoble, surgiu através de debates do (ECPR) e possui dois objetivos principais:
1) tornar-se uma linha diretriz sobre o estudo da criminalidade organizada na Europa e no mundo;
2) quebrar barreiras existentes entre o mundo acadêmico e as agências criminais (polícia/justiça) que trabalham nesta área;


O SGOC foi gerenciado para cumprir essa meta pelo aumento do número de seus membros, que se encontram regularmente em conferências (Grenoble 2001, Marburg 2003, Pisa 2007) e pela publicação de uma newsletter mensal.


O DPF Francisco Badenes abordou o tópico “Pensamento Crítico na Análise de Inteligência Criminal”, ilustrando com exemplos de casos concretos (expostos através de gráficos gerados pelo software Analyst´s Notebook, integrante do conjunto de ferramentas i2, utilizadas pelo DPF para assegurar uma melhor produção na qualidade de provas) e participando de uma “round table” com a Procuradora de Justiça Internacional em Kosovo, Carmela Giuffrida e Filippo Spiezia (Procurador do Eurojust) – Justiça da União Européia, sediada na Holanda.


Indagado sobre o evento, Badenes foi taxativo ao dizer: " é sempre uma satisfação receber um convite para palestrar num país nunca visitado anteriormente (bem como uma preocupação face a grande responsabilidade de privar com os demais palestrantes internacionais). E, sendo assim, como minha viagem incluía um final de semana livre, pensei na boa oportunidade de conhecer um pouco da bela região da Catania e seus arredores na Sicília. Como não sou afeto ao turismo convencional, nada melhor do que recorrer a IPA ( International Police Association), ou seja, ser recebido por colegas italianos, de maneira fraterna, podendo privar de uma atmosfera saudável, autenticamente italiana, sem as interferências indesejadas de um turismo sob a ótica exclusivamente comercial".


O SINDEPOL QUESTIONOU BADENES SOBRE O EVENTO, e este: "assim, aproveito para expor um pouco do que foi participar de um importante evento formal (palestra na Universidade de Catania, fundada em 1434), tendo como alunos estudantes graduados de excelente nível, oriundos dos Estados Unidos, Inglaterra, Escócia, Itália, França, Bélgica, Nigéria, e também analistas de Inteligência Criminal e policiais da Holanda e Grécia.


Naturalmente aproveitei a oportunidade para assistir e aprender com as excelentes apresentações, como a do Dr. Peter Klerks ( Academia de Polícia da Holanda “O Fenômeno do Crime Organizado e Estratégias de Inteligência”) e a apresentação final, realizada pelo Dr. Antonio Laudati, diretor do Centro de Gerenciamento de Justiça Criminal do Ministério da Justiça Italiano, o qual expôs, de forma extremamente didática, o histórico da máfia italiana, intercalando a descrição de eventos marcantes com suas próprias experiências, vivenciadas com o heróico Juiz Falcone.

O filiado Francisco Badenes é Delegado de Polícia Federal, exerce o cargo de Representante Regional do SINDEPOL e da Interpol na Superintendência Regional de Polícia Federal no Estado do Amapá. É membro da Associação Internacional de Polícia, seção 27/ Brasília.


Fonte: DCS/SINDEPOL


Fontes da Imagens:


Nenhum comentário: