27 de jan. de 2010

Referências sobre Aplicações da Aviação no Policiamento

Fonte da imagem: http://www.fashion-res.com/EX/10-09-22/pros-and-cons.jpg
por George Felipe de Lima Dantas
em 28 de janeiro de 2010

Referência: Tradução Livre: Alpert, Geoffrey P. "Aviation applications to policing". In: Green, Jack R. The Encyclopedia of Police Science. 3rd Edition, 2 Vols., eds. Jack Green. New York: Routledge, 2006.

(...) Em suma, agências policiais podem ser ajudadas pela versatilidade, visão e velocidade dos helicópteros (McGowan, 1998). A versatilidade dos helicópteros é vista em sua habilidade de seguir suspeitos, detectar veículos em excesso de velocidade, resgatar cidadãos em perigo, prover informação e apoiar policiais no solo. A versatilidade também pode ser vista na habilidade do helicóptero de pousar em uma variedade de superfícies, com elas incluindo terra, ruas, telhados ou água (Hoffman, 1996). O ponto de vantagem de um observador em um helicóptero pode ser descrito como o proporcionado por uma "visão de olho de pássaro se comparado com a visão de uma minhoca que é o ponto de vantagem disponível para um policial em uma viatura em patrulhamento. Um helicóptero tem 30 vezes o alcance visual de algo cuja contrapartida em alcance visual está restrita pelas ruas" (Yates, 1994, p.65).

Existe, entretanto, custo (tanto diretos quanto indiretos) associado com a utilização de helicópteros. Tais custos incluem a aquisição inicial, manutenção e combustível, como também os custos dos pilotos e demais tripulantes. Outra desvantagem dos helicópteros é o ruído produzido por eles (Rilley, 1995). Helicópteros são instrumentos barulhentos e seus propulsores geram correntes de ar que podem causar dano a pessoas e patrimônio, ao impulsionar e arremessar objetos situados na área sob a aeronave. Como conseqüência disso, as agências policiais tem tido de lidar com publicidade negativa, tendo de explicar ao público os problemas e os benefícios dos helicópteros. (...)

Nenhum comentário: