25 de dez. de 2010

Central Móvel de Comando







por George Felipe de Lima Dantas
em 25 de dezembro de 2010

Central Móvel de Comando (CMov)

Uma Central Móvel de Comando (CMov) pode ser de grande utilidade quando da realização de operações policiais complexas e de grande envergadura. Em tais circunstâncias, o elemento de comando pode ter de estar presente no próprio local ou nas proximidades do local de realização do evento em que vai se desdobrar a operação policial considerada.

Se as comunicações, por definição, podem ser remotas -- telecomunicações -- já as atividades de comando e controle podem ter de ser realizadas com a presença física do elemento de comando e controle no local de realização do evento/operação. Isso demanda conveniência do posto de comando móvel, o que inclui a disponibilidade de um mínimo de espaço físico e a possibilidade de ambientação dos instrumentos tecnológicos tipicamente encontrados em um posto de comando ortodoxo: equipamentos de telecomunicações, instrumentos computacionais, comodidades típicas dos centros de operações (banheiro, local para refeições, posto de atendimento médico de emergência, etc.).

Desde algum tempo já existem Centros Móveis de Comando, algumas vezes sob a forma de unidades rebocáveis, com as limitações de espaço e operabilidade de um equipamento tal. Aliar a mobilidade com maior flexibilidade implica estabelecer CMov instalados em veículos autopropulsados, o que fica mostrado nas fotografias acima de um novo CMov da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A nova CMov da PMDF, com dois andares, pode basear o comando de eventos de grande porte, contando, entre outros recursos, com terminais embarcados e de monitoramento de câmeras integradas e/ou móveis.

2 comentários:

Reinaldo José Siqueira disse...

Esse projeto foi idealizado logo após uma viagem de estudos em Portugal, Espanha e França. Lá pude observar que seus policiais posuiam pequenos furgões onde mal cabiam três pessoas. Ao chegar no Brasil fui designado para comandar o Centro de Suprimento e Manutenção da PMDF e vi que as nossas antigas Centrais de Comando Móvel estavam totalmente acabadas. Diante desse triste quadro e antes que alguém tivesse a infeliz idéia de tentar recuperar aqueles trastes, tomei a decisão de leiloá-los e paralelamente iniciei a confecção deste excelente projeto.É claro que contei com uma boa equipe de trabalho. Foram mais de três anos para que o projeto se tornasse realidade, mas, finalmente está aí. Através dessas novas aquisições podemos trabalhar com uma maior eficácia para a proteção e bem estar de nossa comunidade. Espero que as demais polícias do Brasil também tomem essa iniciativa que tanto vai ser útil para a nossa sociedade. Quero agradecer pela postagem. Cel Reinaldo - PMDF

Blogandosegurança disse...

Coronel Reinaldo:

Obrigado por seu comentário preciso e que não poderia ser mais pertinente ao conteúdo da postagem, já que o projeto é da CMov/PMDF é da sua lavra. Recebi as fotos da nova CMov/PMDF via e-mail, distribuidas de maneira geral e ampla (circular) por um policial que difundia essa "boa nova" com origem na PMDF. Fazia falta ao conteúdo da postagem algo que permitisse conhecer exatamente como tudo aconteceu. Parabéns ao senhor e também para a PMDF!