19 de set. de 2009

Oito anos de retórica enigmática...

Fonte da imagem (enigma): http://www.designer-lights.com/products/images/enigma-425._486267f3.jpg

[Policia- br] Currículos policiais integrados: um enigma (e, consequentemente, também um enigma de integração, fusão e/ou transformação do status quo)


Sun, 28 Oct 2001 12:55:21 -0800

Para reflexão: Os currículos materializam a organização sistemática de conteúdos que devem fazer parte do processo ensino/aprendizagem, no sentido da aquisição de conhecimentos, técnicas, habilidades e atitudes necessárias para a execução das respectivas "tarefas ocupacionais" de cada carreira--cargo/função.

Ou seja, é necessário que as "tarefas ocupacionais" tenham sido previamente identificadas, para cada carreira--cargo/função, para que um "currículo específico" possa ser concebido. Isso tratando-se de cada uma das instituições...

Não existem, na atualidade, inventários de "tarefas ocupacionais" das diversas carreiras e respectivos cargos/funções de cada uma das instituições singulares da segurança pública (polícia civil, polícia militar, guardas penitenciárias, etc...).

É através desses "inventários" que passa a ser possível verificar o que as carreiras (e respectivos cargos/funções...), de cada uma das instituições, tem EM COMUM...

Como produzir um "currículo integrado" se não foram previamente identificadas as "partes a serem integradas" no que elas tem de comum?!

Sempre me pergunto, diante de indagações acerca de "fusão" das instituições policiais, quais seriam as "partes a serem fundidas" e se isso seria, até mesmo, exequível... Por exemplo, quais são as "afinidades ocupacionais" apontadas numa análise dos inventários de tarefas ocupacionais de delegados e oficiais da polícia militar?! Não estou aqui dizendo que elas não existam... Apenas levanto uma "questão técnica" que deve ser respondida, necessariamente, antes que se levantem questões políticas.

O discurso de "promover mudanças na formação" trata de algo muito sério, demandando meticuloso esforço, isso quando os pressupostos técnicos sejam realmente conhecidos, observados e levados em conta.

Aditamento ao texto original oito anos depois:

A situação continua a mesma...


George Felipe de Lima Dantas

Nenhum comentário: